Já eu me interesso por coisas menores. Sempre adorei a cultura americana, e sim, conheço suas qualidades tanto quanto seus defeitos. Mas os detalhes é que sempre me intrigaram. Quais suas reações, quais seus desejos, suas sutilezas e idiotices? São melhores ou piores que nós?
Tento todo dia igualar a quantidade de notícias americanas às brasileiras para traçar um tipo de comparativo. Aqui vira novela o caso da menina Isabella, lá a corrida pela disputa presidencial. Aqui vê-se a violência dos morros no noticiário, lá as cameras estão focadas na poeira de Bagdá.
Lá discutem-se os gastos com uma guerra "inútil", aqui festeja-se o fim da CPMF. Lá o governador renuncia por causa de um escandalo sexual, aqui o presidente do senado também(?). Lá discute-se a economia em recessão, aqui estamos eufóricos com tanto crescimento.
Aqui esperamos o STF decidir o futuro das pesquisas com células-tronco, lá o governo federal diz que não irá financiá-las. Aqui reclama-se da exposição excessiva de artistas na mídia, lá também. Aqui existe o eixo rico sul-sudeste e o pobre do norte-nordeste, lá quase todos tendem a achar os sulistas atrasados.
Aqui vejo pessoas tentando caracterizar o americano-comum do mesmo modo que os americanos tentam caracterizar o brasileiro-padrão. É samba na cabeça e chinelo no pé ou fast-food na barriga e hip-hop na veia? A pobreza do gueto de lá é mais verde que a daqui, ou são os ricos de lá que são apenas mais ricos?
Afinal, qual Brazil deu certo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário