terça-feira, 20 de maio de 2008

O Brazil que deu certo?

Entre um dia e outro no trabalho, estou sempre tentando me manter atualizado com as notícias dos nossos "irmãos da américa do norte". Mais especificamente dos Estados Unidos da América. Temos ouvido falar na disputa de Hillary X Obama, nas trapalhadas de Bush ou na última celebridade presa ao dirigir alcoolizada.

Já eu me interesso por coisas menores. Sempre adorei a cultura americana, e sim, conheço suas qualidades tanto quanto seus defeitos. Mas os detalhes é que sempre me intrigaram. Quais suas reações, quais seus desejos, suas sutilezas e idiotices? São melhores ou piores que nós?

Tento todo dia igualar a quantidade de notícias americanas às brasileiras para traçar um tipo de comparativo. Aqui vira novela o caso da menina Isabella, lá a corrida pela disputa presidencial. Aqui vê-se a violência dos morros no noticiário, lá as cameras estão focadas na poeira de Bagdá. 

Lá discutem-se os gastos com uma guerra "inútil", aqui festeja-se o fim da CPMF. Lá o governador renuncia por causa de um escandalo sexual, aqui o presidente do senado também(?). Lá discute-se a economia em recessão, aqui estamos eufóricos com tanto crescimento.

Aqui esperamos o STF decidir o futuro das pesquisas com células-tronco, lá o governo federal diz que não irá financiá-las. Aqui reclama-se da exposição excessiva de artistas na mídia, lá também. Aqui existe o eixo rico sul-sudeste e o pobre do norte-nordeste, lá quase todos tendem a achar os sulistas atrasados.

Aqui vejo pessoas tentando caracterizar o americano-comum do mesmo modo que os americanos tentam caracterizar o brasileiro-padrão. É samba na cabeça e chinelo no pé ou fast-food na barriga e hip-hop na veia? A pobreza do gueto de lá é mais verde que a daqui, ou são os ricos de lá que são apenas mais ricos?

Afinal, qual Brazil deu certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário