quarta-feira, 15 de julho de 2009

Abortar a missão !

Fazem 40 anos que o homem pisou na lua pela primeira vez. Um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade.

Isso tudo foi notícia durante esse ano, e várias pessoas devem ter falado disso bem melhor que eu. Só que eu adoro ficar me perguntando "e se ... ?" com as coisas. E agora não seria diferente, portanto:

E se várias tentativas subsequentes tivessem sido um fracasso? Teríamos desistido de verdade, para sempre?

E se a guerra fria tivesse continuado, como os americanos teriam avançado? Já estaríamos fazendo turismo lunar? Já estaríamos chegando à Marte? Como ninguém iria querer gastar os tubos com combustível, já teríamos encontrado soluções de energia barata, renovável e limpa? E os soviéticos, teriam acompanhado? Superado?

Todos sabem que guerras impulsionam vários tipos de desenvolvimento tecnológico. E parece que a missão lunar ficou orfã de guerras.

A verdade é que chegaram à conclusão (meio óbvia, diga-se de passagem) que o custo em dinheiro, tempo e vidas é muito mais alto do que qualquer benefício (atual) de ir à lua. O mundo era diferente na época. Outros problemas, outras prioridades.

No fim, 40 anos depois, a humanidade ainda caminha a passos curtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário