segunda-feira, 12 de junho de 2006

Web 2.0 e o dia em que a internet voltou a importar*

Web 2.0. Você já ouviu falar?


Provavelmente sim, provavelmente não. Mas a palavra em si não importa, o que importa é o que ela representa e o que ela pode fazer por você. E o fato é que a internet está mudando, está finalmente "saindo da casca" e tornando-se um modelo competetivo para criação de aplicativos.

Mesmo depois de tanto tempo e de tantas linguagens de programação, a internet ainda é uma mídia estática. Você acessa uma página, lê as informações que precisa, no máximo se inscreve numa newsletter e repete o processo inúmeras vezes por dia. Ou no máximo acessa um webmail para ver mensagens.

Com a versão 2.0 da internet a coisa é diferente. O leitor passa a atuar diretamente na construção e manutenção da informação. Passa de passivo à ativo. Molda como e quando vai querer a informação necessária através de RSS feeds, wikis, sistemas de voto, tags, etc. Disponibiliza as fotos, vídeos, notícias e idéias com poucos cliques usando uma interface rica e intuitiva. Parecida com aquela que ele já está acostumado em seu desktop.

Como tudo na informática, algumas dessas coisas serão passageiras e outras ficarão. As que ficarem serão integradas ao nosso cotidiano, do mesmo modo que falar em HTML, SQL, Java e PHP hoje em dia já não é novidade pra quase mais ninguém.

A tecnologia por traz disso tudo - habilmente intitulada de AJAX - dá à internet o mesmo sopro de vida que fez adão e eva transformarem-se em carne e osso. E teremos apenas a imaginação como limite, por isso pode se preparar para fazer as coisas básicas como planilhas e documentos na internet, porque isso é apenas o começo. E o melhor ainda está por vir.

Seja bem-vindo à Web 2.0. E olhe como a internet vai voltar a importar* pra todos nós.

P_G

*Não que ela não importe hoje. O intuito de usar esta palavra foi dar sentido ao sentimento de que a internet pode voltar a ser um celeiro de pessoas com grandes idéias e pouco dinheiro. Algo que estava tornando-se raro a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário