terça-feira, 9 de maio de 2006

O futuro em suas mãos...

Ontem a Sony fez seu anuncio oficial sobre o PS3. E - como não poderia deixar de ser - foi motivo de muita discussão internet afora. Tirando as surpresas desagradáveis já esperadas pelos mais céticos um fato pegou todos desprevenidos. O controle do PS3 terá um "sensor de movimento"!

Teve gente que preferiu reclamar do preço - altíssimo por sinal. Ou da falta de HDMI e Wi-Fi na versão mais barata. Ou até do design do console/controle. E embora todas essas reclamações sejam válidas, não dá pra negar que esse sensor de movimento seja uma boa idéia. Copiada ou não.

No meu post sobre o Wii do dia 29/04 expus a vantagem que a Nintendo teria com seu novo controle e maneira de jogar. Minha opinião não mudou, mas uma nova variável importante entrou nessa equação: mais concorrência.

Pouco foi dito sobre o sensor do dual shock 3. Deve ser uma versão modificada da vara de pescar da Sega, tecnologia baseada em giroscópios. Definitivamente mais simples que o controle da Nintendo. Porém, a questão não é de design, mas sim de execução. E a Sony teve uma execução impecável nas duas gerações anteriores, mesmo com tecnologia "defasada".

Minha questão é: Qual solução os gamers vão mais gostar? Um controle tradicional, com uma nova função de movimento. Ou um controle totalmente novo, baseado apenas nessa tecnologia. Olhando por esse prisma, a Nintendo arriscou e a Sony foi bastante conservadora.

Definitivamente uma inversão de papéis. Até onde essa inversão se manterá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário