segunda-feira, 15 de maio de 2006

A democracia veio cedo demais

Lula vai processar a revista VEJA. Em sua última edição, a revista traz uma lista com nomes e valores de supostas contas de petistas em paraísos fiscais. Vê-se pela reação que o presidente não gostou muito da notícia (quem iria?). Mas analisando sua "revolta", podemos chegar a duas conclusões:

  1. A lista é verdadeira, e portanto seu conteúdo é bombástico. Para tanto necessita de uma resposta "à altura" que levante dúvidas sobre os acusadores;
  2. A lista é fantasiosa e o presidente Lula está apenas defendendo sua "honra". Demonstrando a indignação de alguém honesto que foi acusado injustamente;
Não importa qual opção seja a verdadeira já que o resultado será o mesmo: o país vai sair perdendo. O Brasil não precisa de alguém integralmente competente, mas necessita desesperadamente de alguém honesto. E lula - e o PT - não consegue ser nem uma coisa nem outra.

Porque digo isso? Simples, o governo não trabalha para o país. Se voltarmos um pouco no tempo, veremos um presidente atordoado por acusações sobre "caixa 2" e mensalão de todos os lados. Alguém se lembra de tê-lo visto indignado alguma vez? E perplexo? Pior, quando praticamente todos os mensaleiros foram absolvidos em plenário, quantas vezes Lula bravejou pela honra do país? Ao lerem isso, alguns corporativistas da esquerda logo pensarão: "claro, ele precisa defender seu partido". Ora, então cadê a indignação ao ver seu amigo, companheiro e co-fundador de partido sendo cassado em plenário?

Os brasileiros precisam entender de uma vez por todas que os políticos (e o funcionalismo público em geral) trabalham para eles, não o contrário. O caso da Petrobrás na Bolívia é emblemático porque exemplifica justamente esta inversão de papéis. A ideologia de uns poucos sobrepôs as instituições de muitos.

A democracia acabou vindo cedo demais para os país. Não existe respeito pelas instituições, nem delas conosco. As noções de cidadania só existem no papel. As classes civis não se mobilizam, não se manifestam. O povo ainda não tem maturidade nem dicernimento para votar - e o voto ainda é obrigatório!

Tudo que está ai acaba sendo permitido por nós mesmos, que ficamos calados ao ver o noticiário na TV.

P_G

Nenhum comentário:

Postar um comentário