domingo, 30 de abril de 2006

E se a Apple realmente comprar a Adobe?

A Apple é talvez a empresa de tecnologia de massa mais comentada no momento. Artigos em slashdot e digg pipocam a toda hora falando desde coisas banais - como uma audiência de Steve Jobs - até artigos bem interessantes como o que vou falar agora.

Há alguns dias, Cringely escreveu um (bom) artigo em que ele enumerava as razões pelas quais a Apple deveria/iria comprar a Adobe. A Adobe é dona do Photoshop, um dos principais softwares usados no Mac, e agora dona da Macromedia - criadora do Flash.

Essa compra colocaria a Apple numa situação privilegiada num nicho que ela sempre teve certo sucesso: o ramo editorial. Existe a idéia de que a empresa de Steve Jobs está pronta para dar um bote na Microsoft. Até certo ponto é verdade, mas não acredito num embate direto. Seria suicida, afinal o que impediria uma possível compra da Apple pela Microsoft se o jogo esquentasse?

Vamos ser objetivos: designers, músicos e artistas adoram Macs. Comprando a Adobe, a maçã cresceria e passaria a ser dona do maior software de edição de imagens do mundo (Photoshop), como também do formato de animação multimídia mais usado no planeta (Flash), e do formato de documentos multi-plataforma mais popular (PDF).

Resumindo. Com uma tacada só, a Apple acabaria com dois problemas:
  1. No caso do Photoshop, o risco de perder um dos softwares mais usados no Mac.
  2. Sair do "armário" e ser reconhecida como uma empresa que domina o campo criativo da informática.
Seria um grande passo para a Apple? Sim, mas ninguém sabe o quão grande. Os planos de Steve Jobs são obscuros, mas parecem ser calculados. E se as previsões estiverem certas a empresa vai continuar sendo uma das mais comentadas por um bom tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário