quarta-feira, 14 de agosto de 2013

São águas passadas...


Roberto Landell de Moura, ou Padre Landell, é uma figura desconhecida no Brasil. E hoje muito provavelmente no mundo inteiro. Mas nem sempre foi assim.

As coisas que ele fez foram formidáveis. Possui várias patentes sobre seus inventos, uma brasileira (3.279) e 3 americanas (771.971, 775.337 e 775.846).

A mais conhecida foi a primeira transmissão de voz via ondas de rádio do mundo, ou seja: ele inventou o rádio! E o fato aconteceu bem aqui, no Brasil, em São Paulo.

A patente 775.337 descreve o funcionamento de um telefone com transmissão sem necessidade de fio condutor, ou seja, um precursor do telefone sem fio!

Apenas estas duas invenções já bastariam para alça-lo ao rol dos heróis brasileiros, mas não foi bem o que aconteceu. No Brasil não teve a atenção necessária e foi até mesmo perseguido por parte da população. Em Campinas teve a paroquia arrombada e seu laboratório destruído. O caso mais emblemático foi quando, em 1905, decidiu fazer uma demonstração de seus inventos em nosso país.

Conforme entrada no wikipedia:
Em 1905, ao retornar ao Brasil após uma estada de três anos nos Estados Unidos, ainda teve energia para enviar uma carta ao presidente da República, Rodrigues Alves. Solicitava dois navios da esquadra de guerra para demonstrar os seus inventos que revolucionariam a comunicação (chegou a dizer que, no futuro, haveria comunicação interplanetária). O assistente do presidente, no entanto, preferiu interpretá-lo como um "maluco" e o pedido foi negado. Na Itália, quando fez um pedido semelhante, Marconi teve toda a esquadra à disposição.
No fim da vida ao ser perguntado sobre seus progressos na radiodifusão, respondeu:
"São águas passadas..."