O ótimo aplicativo AppGratis foi retirado da App Store esta semana. E isso gerou controvérsias, discussões e uma carta aberta do fundador do serviço, Simon Dawlat.
Entendo a estratégia e visão da Apple em manter a loja de aplicativos focada em aplicativos. Com o mínimo de "spam" possível. Faz parte de seu diferencial competitivo e da briga de gente grande que, aparentemente, ela está ganhando.
Até compreendo algumas das razões técnicas que fazem a Apple não querer aplicativos de terceiros fazendo promoções dentro da App Store. Isso confunde o usuário e uma cria "rede dentro de outra rede". Algo semelhante aconteceu com as assinaturas de revistas e a banca do iOS. A Apple não quer apenas os 30% da comissão, quer 100% da atenção do usuário.
A contra-argumento principal, e obviamente muito bem defendido por seu fundador, é que o AppGratis está certamente fora desse "submundo do spam da App Store". Eles tem um propósito e uma visão definidos e - mais importante - provêm um serviço bastante popular e procurado por usuários mundo a fora. Eu mesmo utilizei diversas vezes.
App Discovery é uma ciência que ainda não foi domada nem pela Apple, nem pelo Google. E a julgar pelo acontecido com o AppGratis, vão demorar ainda um pouco mais para aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário