segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A Nova América

O partido republicano, também chamado de GOP, foi o partido que fundou a América. O partido das grandes reformas. O partido fundado por ativistas anti-escravidão. O partido dos founding fathers. O partido da constituição americana.

Hoje é o partido da esclerose múltipla.

A vitória de Obama esta semana foi muito mais a derrota do Grande Velho Partido, do que a vitória do partido democrata. Obama é carismático e um excelente orador, mas seu primeiro mandato teve sérios problemas de execução que precisam ser resolvidos no segundo.

Mesmo as trapalhadas de Obama são aliviadas com os republicanos perdendo batalhas que nunca deveriam ter entrado. Legalização do aborto, casamento gay e a legalização da maconha tornaram-se anti-bandeiras republicanas, como se estas questões se resumissem à partidos políticos. Ou a um simpels SIM ou NÃO.

O partido democrata parece entender cada vez mais as mudanças que acontecem no mundo. O republicano, não. O primeiro tornou-se progressista e modernizado,  o segundo retrogrado e reacionário.

Figuras como Karl Rove, Sarah Palin e Rush Limbaugh estão cada vez mais longes da realidade, e mesmo que representem uma parcela significativa de eleitores americanos, são cada vez mais irresponsavelmente radicais em suas posições.

Bush vetou as pesquisas federais com celulas tronco. Congressistas Republicanos atuaram em favor de leis restringindo o acesso à internet (SOPA) e quase não aprovaram o teto orçamentário. Limbaugh é contra os estudos de ciência climática e um crítico ao feminismo. Sarah Palin não sabe onde fica o Alaska, estado que governou durante anos.

O discurso ficou vazio e a retórica, grande. A maior crítica destes republicanos aos bons 8 anos de Clinton foi o caso dele com a secretária. A maior crítica à Obama foi não ter conseguido recuperar o estrago de George W Bush.

Os radicais conservadores tomaram conta do partido que fundou a América.
Comparação entre os estados americanos que eram a favor da escravidão e segregação racial e o resultado da última eleição presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário