segunda-feira, 17 de setembro de 2012

In google we trust

A seguinte matéria foi capa da revista TIME em 2006:

Na época, o Google ainda era uma empresa exemplar. Tinha revolucionado duas operações básicas da internet: a busca e o e-mail. E estava tendo muito sucesso nisso.

Eu ainda uso os dois serviços religiosamente e eles me ajudam bastante no dia-a-dia. Todos os meus e-mails são hospedados no gmail há anos, e há muito pouco do que reclamar.

Mas desde então algo aconteceu. E o mantra don't be evil nunca mais soou o mesmo.

Mais precisamente  em 2007 houve um evento que mudou todo o ecossistema de tecnologia: o lançamento do iPhone.

E o Google nunca mais foi o mesmo.

Eric Schmidt, então CEO do Google, fazia parte do conselho diretor da Apple e pode-se dizer sem medo que tinha muita informação privilegiada na época.

Mas pra mim, a mudança mais notória na direção do google foi o foco, ou a falta dele pra ser mais preciso. A lista de produtos atuais é imensa, confusa e as vezes bizarra. A lista de produtos descontinuados também é enorme, e cresce quase na mesma proporção. O que mostra muita coisa.

Dizem que só acerta quem tenta. Mas também dizem que só acerta quem sabe o que acertar.

Pra mim, o ponto baixo do Google foi o Android. Claro que o sistema móvel do Google é um sucesso, isso é inegável. Tem o maior market share e número de ativações diárias. Tornou-se líder do mercado em apenas 2 anos e é o único competidor real do iOS. Claro que a questão não é o sucesso da plataforma. A questão é o nível de inovação que ela trouxe. E o nível foi baixo.

Em vários aspectos o Android começou como uma cópia mal feita do iOS, e até hoje isso ainda é percebido. E sinceramente, a indústria não precisa de mais uma dicotomia de sistemas operacionais de origem duvidosa (Windows x MacOS), com pseudo-jornalistas criando uma tensão excessiva e fazendo comparações e análises equivocadas, e que levam à desinformação do consumidor.

Entrar nessa briga foi o erro crucial do Google, na minha opinião. Lembra da busca e do e-mail? Inovação e foco. Simples e inspirador.

Sabe aquele vizinho que quando você compra um carro novo te deseja boa sorte, mas fica morrendo de inveja?