quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A preguiça criativa e o iPhone 5


Desde 2007, todo ano é a mesma coisa. Os rumores começam a circular,  "protótipos" aparecem em blogs e muita (des)informação é espalhada sobre o novo iPhone da Apple. Este ano não poderia ser diferente. Mas de certa forma, foi.

O iPhone 5 foi lançado hoje, só que poderia ter sido lançado qualquer outro dia, já que se sabiam quase todos os detalhes antes do evento.

A estratégia do segredo sempre fez muito bem aos lançamentos da empresa e Steve Jobs era mestre nisso, não há dúvida.

O problema de qualquer empresa de muito sucesso é a preguiça. E a Apple está preguiçosa. Quem conhece sua história sabe que ela sempre foi uma empresa de excelência e inovação, mas também de nicho.

E quando liderou, fracassou.

No ramo de tecnologia isso vem rápido. Já aconteceu com a IBM, Microsoft, Dell e certamente acontecerá com a Apple, de novo.

Nesse momento o melhor que pode acontecer com o iPhone é ele ser ultrapassado duas vezes, uma pela concorrência - e não estou apenas falando de features; e outra pelo mercado. Um baque às vezes é bom.

Correr atrás da concorrência não é nada Apple-like. Muito menos lançar features com 1 ano de atraso. Não há mais sexo no iPhone?

Se vou comprá-lo? Sim, claro... infelizmente.