quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

"Eu vivo de boa SOPA e não da linguagem.."

A frase é de Jean Baptiste Molière e é 2006 novamente.

Voltamos no tempo ou o tempo se voltou contra nós?

Em 2006 escrevi um post que era ao mesmo tempo preocupante e elucidativo. Mostrava que a internet estava mudando (muito) e que as empresas - e principalmente - os governos não estavam sabendo lidar com isso. Nessa época não existia twitter ou facebook e o iPhone não passava de rumor.

Mas vamos ao titulo do problema em questão.

S.O.P.A. (Stop Online Piracy Act - Lei para Parar com a Pirataria Online) é uma lei que em breve será votada nos EUA. Basicamente ela permite que o FBI feche um site inteiro se um de seus usuários tiver - de alguma forma - compartilhado conteúdo protegido (sabe-se lá o que isso quer dizer).

Não preciso nem dizer que é uma lei controversa e que vai dar o que falar. Google e Facebook já falam em interromper seus serviços antes da lei ser votada como forma de protesto.

Os dois pontos mais fascinantes dessa lei são:

  1. O site em questão pode ser fechado antes de uma decisão judicial.
  2. Isso não se restringe a sites hospedados nos EUA.
Em suma, caso um site na Austrália seja considerado "ilegal" pelo FBI, este pode solicitar a remoção dos registros de DNS nos servidores, tornando-o inacessível para todos os americanos.

A lei é tão absurda que rivaliza até com as censuras na web de ditaduras como China e Coréia do Norte, que utilizam basicamente os mesmos métodos.

Eis um vídeo (em inglês, mas com legendas CC) que explica em detalhes as possíveis repercussões.


Veja a lista das empresas que estão apoiando a lei.

Molière precisaria rever seus conceitos nos dias de hoje.