sexta-feira, 24 de agosto de 2012

600 perguntas - 1 veredito

O júri do caso Apple vs. Samsung será obrigado a responder 600 perguntas antes de dar um veredito final e apontar um ganhador/perdedor. Ainda pior: a decisão terá que ser unanime, caso contrário...

Primeiro é bom deixar claro que eu acho óbvio que a Samsung copiou a Apple. Quanto a isso não há dúvidas ou surpresas. Alias, surpreendente é que se tenha gastado tanto tempo e dinheiro discutindo um fato consumado.

Tenho escutado muito falar que o sistema de patentes americano está falido ou quebrado. Eu mesmo  escrevi sobre as guerras de patentes que tem sido travadas e as situações esdrúxulas que tem se desenhado com elas.

"Ninguém é santo" escrevi no post, mas entre não ser um santo e ser um larápio existe uma grande diferença.

Ok, um dos meus heróis é/foi Steve Jobs e gosto muito da maçã, mas antes de mais nada gosto de defender meus interesses e neste caso, meus interesses são de consumidor.

Quem não vê uma semelhança absurda nas fotos a seguir?
Dock connector da Apple (esq) e da Samsung (dir) 
O quem é quem da cópia digital

A Apple (ou qualquer uma) precisa de competição de verdade para inovar, caso contrário nos veremos num loop infinito de iPods, iPhones, iPads com lançamentos anuais agendados e pequenos incrementos a cada iteração. 

O que a Samsung tem feito não é (e nem pode ser considerado) competição, muito menos inovação.