Você já ouviu falar em WiMax? Se não, com certeza ainda vai. Ela é mais uma daquelas tecnologias que prometem "revolucionar a internet". Só que desta vez ela pode até conseguir.
WiMax é um padrão de rede sem fio (banda-larga) de longo alcance, com até 50km de raio. Algumas pessoas o chamam de "super wi-fi". O padrão - também chamado de 801.16 - promete ser uma alternativa ao DSL e a internet à cabo. O problema é que a adoção vinha sendo lenta, e o suporte das empresas escaço.
Só que a coisa mudou. Agora a Intel promete suporte ao WiMax semelhante aquele dado ao WiFi com os chips Centrino. Muita gente atribui o sucesso da tecnologia WiFi justamente à adoção em massa da tecnologia pela Intel. Notebooks com tecnologia centrino são comuns hoje em dia. E é cada vez mais fácil encontrar uma rede sem fio dando "sopa" por aí, até mesmo no Brasil.
Por isso é fácil pensar na aplicação do WiMax para internet rural ou locais de difícil acesso. Mas que tal ver a questão sob um prisma diferente?
Notebooks estão vendendo cada vez mais.
Notebooks estão finalmente se tornardo populares em todo mundo. O preço só faz cair, e eles já conseguem estar tão atualizados quanto um desktop. Já se pode trabalhar, assistir filmes e jogar com eles. Tudo isso com mobilidade e praticidade. Quem tem um dificilmente vai querer um desktop novamente.
Agora imagine dezenas ou centenas de redes WiMax conectadas cobrindo toda a sua cidade. Imagine pagar uma assinatura por uma conexão banda larga que cobre toda a sua região metropolitana, ou cidades adjacentes, até seu estado, ou quem sabe todo o país. Imagine levar - junto com seu computador portátil - também sua conexão com a internet.
O WiMax, junta com a Web 2.0 (sites e aplicativos via internet) podem ser justamente os ingredientes desta "revolução" anunciada. Finalmente a internet sem fronteiras. Literalmente.
P_G